Por Secretaria de Agricultura
220 Acessos
A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) iniciaram visitas de projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) em Piscicultura no município.
O projeto ATEG em Piscicultura foi solicitado Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) junto ao o Presidente do Sindicato Rural, no mês de abril de 2022 e foi apresentado no lançamento do Programa Municipal de Apoio e Fortalecimento da Piscicultura – Mais Peixe.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o projeto ATEG em Piscicultura permitirá que possamos avançar no desenvolvimento e fortalecimento da Cadeia Produtiva da Piscicultura, viabilizando outra alternativa de geração de emprego e renda para a Agricultura Familiar.
As visitas se iniciaram a partir do dia 05 de junho de 2022 e foram realizadas pelo extensionista do ATEG em Piscicultura o Zootecnista Breno Berlanga, em conjunto do presidente do Sindicato Rural e Técnico em Agropecuária da SEFAICO Alessandro Casado e o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira. Foram visitadas mais de 40 propriedades rurais que possuem tanques de piscicultura de diferentes comunidades localizadas no município cadastradas no lançamento do Mais Peixe e do Projeto ATEG em Piscicultura feito pelo Sindicato Rural e SENAR/MT no município.
Após as visitas, o técnico do projeto selecionará os piscicultores que possuírem melhor perfil produtivo e comercial, para receber os serviços oferecidos pelo ATEG em Piscicultura. As três unidades de Referência Tecnológicas de Piscicultura localizada em São José dos Quatro Marcos pelo projeto Rota do Peixe, desenvolvido pelo Consórcio Nascentes do Pantanal serão beneficiadas.
Criado em 2013 pelo SENAR Nacional, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) visa oferecer visitas gratuitas de assistência em gestão e em técnicas de produção de forma mensal aos produtores rurais, com duração de 4 horas, com duração de dois a quatro anos.